Serviços de Engenharia de Apoio a Projetos de Dragagem e Construção

Os projetos de dragagem podem envolver todo o tipo de operações, incluindo a remoção de artes de pesca e detritos, escavação de valas para enterramento de oleodutos, e extração dos materiais do fundo marinho (areia e cascalho) para fins de construção ou recuperação de terrenos. Contudo, o tipo mais comum de atividade de dragagem centrar-se-ia na remoção de material do fundo do mar ou do leito do rio para permitir o acesso a portos comerciais e portos que, de outra forma, estariam demasiado limitados ao calado para o tráfego desejado.

O WAMS compreende que os levantamentos para dragagem devem ser extremamente precisos, uma vez que alguns centímetros de erro na medição de uma grande área a ser dragada podem afetar drasticamente os cálculos do volume de material a ser removido, enquanto muitos contratos de dragagem têm como preço o volume de sedimentos a ser extraído.

A equipa de levantamento WAMS aplica sonares multi feixe de ultra alta frequência em combinação com sonares de varrimento lateral, a fim não só de estabelecer a batimetria relevante, mas também de detectar quaisquer perigos que possam ter de ser removidos antes da escavação do material. Uma grande rocha, ou mesmo um pedaço de lixo como um pneu, poderia causar grandes avarias se as dragas a bombeassem para o fundo marinho circundante. A WAMS pode também oferecer a realização de uma avaliação de impacto ambiental para a área proposta para o aterro onde os volumes escavados devem ser depositados, uma vez que é também uma consideração importante – o material não deve ser despejado tão perto do local onde foi extraído que seja novamente lavado devido a fortes correntes.

A WAMS tem experiência e perícia para empreender um levantamento exaustivo de pré-dragagem do local marinho, do qual, conhecendo as profundidades necessárias e o tipo de composição dos sedimentos, o volume de material a ser extraído pode ser calculado e as empresas de dragagem convidadas a concorrer a um contrato. Em regiões caracterizadas por tipo de sedimentos móveis ou sujeitas a assoreamento rápido, quando o contrato tiver sido assinado e o trabalho estiver prestes a começar, poderão ter ocorrido mais rebentamentos, pelo que, neste caso, a empresa de dragagem providenciará a realização de outro levantamento, para mostrar se vão ter de remover mais despojos do que os que tinham proposto. Os inquéritos de monitorização podem ser conduzidos pela WAMS durante a operação de dragagem em curso, para confirmar que as profundidades necessárias estão a ser atingidas – demasiado fundo e a empresa de dragagem esbanja o seu dinheiro, demasiado rasa e não é paga. A nossa experiência demonstrou que em alguns casos é mais barato controlar as profundidades à medida que a dragagem avança tão frequentemente como diariamente, em vez de trazer a draga de volta mais tarde para cavar mais fundo. Em projetos de dragagem longos e de grande escala, podem ser utilizados inquéritos periódicos de monitorização para atribuir pagamentos por fases à empresa de dragagem. Após a conclusão das operações de dragagem, o WAMS realizará um levantamento pós-dragagem ou o chamado “pagamento”, que determinará se o trabalho contratado foi realizado e assim desencadeará o pagamento final à empresa de dragagem.

O WAMS pode também oferecer uma auditoria-avaliação independente e fiável do volume dragado para que o comissário do projeto de dragagem (o cliente principal) possa confiar nos seus resultados imparciais em vez de tomar por garantidos os levantamentos organizados pela empresa de dragagem.

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